terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Rede Verde, uma inovação socioambiental da G&S

  

A G&S Tecnologia e Conectividade, desde a sua formação, se preocupa em desenvolver ações sociais que ajudem o semelhante. Agora, além dessa preocupação, a questão ambiental foi acrescentada a este trabalho.

Mesmo antes da G&S entrar em contato com a Política Nacional de resíduos sólidos (PNRS), 2010, a empresa já pensava numa maneira de destinar corretamente nosso resíduo (cabos, embalagens, etc).

Para quem não sabe, a PNRS foi criada para resolver um dos grandes problemas do Brasil, a geração e acúmulo do lixo (resíduos sólidos), fruto da destinação incorreta do mesmo. Para que isso ocorra, se faz necessária ferramentas, como: educação ambiental voltada para a coleta seletiva, logística reversa, e responsabilizando todos integrantes da cadeia produtiva (empresas, varejistas, cooperativas e consumidores) pela destinação correta do material reciclável separado na coleta seletiva e mandado para a reciclagem ou reaproveitamento. Assim, evitando impactos no meio ambiente, e melhorando a situação dos catadores de material reciclável.

A G&S está começando a atuar na Logística Reversa, novo conceito usado na sustentabilidade que operacionaliza  o retorno dos resíduos gerados e sua destinação correta, como proposta da PNRS.

Segundo Gilson do Amaral, diretor da G&S, que antes foi técnico de rede e acompanhou por mais de 20 anos várias obras,  há uma grande quantidade de material obsoleto ou com defeito que é jogado fora, podendo contaminar o meio ambiente, devido à presença de metais pesados ou sendo usada como rede em outro lugar (os famosos “gatos”). Estas conseqüências ao meio ambiente, gerou sua preocupação  em destinar corretamente os resíduos gerados em seu serviço.

A G&S, que já conhecia o trabalho da Cooperativa de Reciclagem Crescer, resolveu propor uma parceria, destinando os materiais inservíveis das obras para a reciclagem e, desta forma, colaborando com a melhoria de vida de todos os cooperados da Crescer.
Com essa inovação, além de valorizar o lado social, A G&S está engajada na sustentabilidade ambiental.

“Sabemos que temos muito que aprender em relação aos assuntos ambientais, mas estamos felizes em dar os primeiros passos para essa nova fase da G&S em prol do meio ambiente e da qualidade de vida.


O aprendizado da equipe técnica, somado a motivação de ajudar o semelhante e o meio ambiente faz o dia a dia ficar mais leve e nos sentirmos mais integrados à realidade de hoje.” Gilson do Amaral

Cooperativa de Reciclagem Crescer: http://cooperativacrescer.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário